terça-feira, 10 de março de 2009

"Dai pão a quem tem fome"


Na cidade de Joinville (SC), um concurso de redação promovido pela rede munincipal de ensino teve como vencedora uma menina de 14 anos, que, seguindo a oirentação de escrever um texto cujo título fosse "Dai pão a quem tem fome", escreveu sua redação com as palavras de nosso hino nacional, demonstrando verdadeiro sentimento cívico de amor à pátria que é ensinado a tantos, mas assimilado por poucos...

Segue o texto:

"Certa noite,

ao entrar em minha sala de aula,

vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:

O que houve, meu Brasil brasileiro?

Perguntei-lhe!

E ele,

espreguiçando-se em seu berço esplêndido,

esparramado e verdejante sobre a América do Sul,

respondeu chorando,

com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo.

Vejam o que estão fazendo comigo...

Antes,

os meus bosques tinham mais flores

e meus seios mais amores.

Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes.

O sol da liberdade era mais fúlgido

e brilhava no céu a todo instante.

Onde anda a liberdade,

onde estão os braços fortes?

Eu era a Pátria amada, idolatrada.

Havia paz no futuro e glórias no passado.

Nenhum filho meu fugia à luta.

Eu era a terra adorada

e dos filhos deste solo era a mãe gentil.

Eu era gigante pela própria natureza,

que hoje devastam e queimam,

sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho,

tenha a coragem de gritar mais alto

para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.

Eu,

não suportando as chorosas queixas do Brasil,

fui para o jardim.

Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece

no lábaro que o nosso país ostenta estrelado.

Pensei...

Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes?

Pensei mais...

Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?

Voltei à sala,

mas encontrei o mapa silencioso e mudo,

como uma criança dormindo em seu berço esplêndido."


Nenhum comentário: