quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bizarrices de Brasília: o verão

BIZARRICES DE BRASÍLIA: Esta é uma nova série de posts deste blog dedicada às maiores peculiaridades (ou melhor, esquisitices) da Capital Federal.
_______________________________________________

Ah, o verão! Aquela época maravilhosa quando todos vão para a praia, sob o maior Sol, pegar aquela cor, apreciar a paisagem (leia-se, lindas mulheres de biquini) tomando uma bela cerveja estupidamente gelada sem absolutamente qualquer preocupação...
Só se for nos seus sonhos, meu caro!

Aqui em Brasília, onde a praia mais próxima está a mais de 1.000km de distância e você só passa o verão lá se começar a juntar dinheiro desde março, isso tudo é apenas sonho. Quem não conhece ou nunca esteve aqui nessa época do ano não sabe que durante o verão chove dia sim e outro também, sendo que a chuva começa e pára pelo menos cinco vezes ao longo do dia. A temperatura máxima de um dia desses gira em torno de 25 graus e a mínima é de aproximadamente 19. Nos (raros) dias de Sol o calor passa dos 30 e geralmente estas (breves) tréguas de chuva precedem os piores pés-d'água que se possa imaginar. Imagino que para quem é de fora (e que acha que Brasília só vive de seca) isso deve soar tão bizarro quanto dizer que nessa mesma época do ano faz 45 graus em Porto Alegre.

Ainda mais bizarro que esta configuração climática são os hábitos dos brasilienses. Se eu tirasse uma foto de qualquer shopping ou lugar de grande aglomeração de pessoas hoje e mostrasse para alguém essa pessoa provavelmente diria que se trata de alguma cidade do Sul em pleno inverno (por causa das pessoas considerávelmente encasacadas e do céu cinzento). Pois é, Brasília deve ser o único lugar do mundo (além do Himalaia) onde as pessoas usam roupas de inverno em pleno verão. E olha que a temperatura mal fica abaixo dos 20 ein...

Eu particularmente prefiro mil vezes um inverno ensolarado a um verão chuvoso, o que já me faz odiar não gostar muito dessa época do ano em Brasília. Junte a isso o fato de que boa parte da população da cidade (incluindo seus amigos e as poucas gurias gatas que há por aqui) simplesmente migra daqui nessa época (semelhantemente aos pássaros fugindo do inverno) e pensa no tédio que é isso aqui entre dezembro e março. Pior mesmo só o carnaval. E, pra fechar com chave de ouro, se você acha que o problema é só a (falta de) diversão disponível, é porque não sabe o quão divertido é pegar um ônibus de merda debaixo de chuva nas paradas da cidade ou dirigir nas ruas daqui, onde os buracos aparecem como espinhas na cara de um adolescente na época da chuva.

Pra encerrar este post, deixo aqui o retrato musical desta situação feito por um dos maiores poetas que fizeram sua história aqui:

Nenhum comentário: