sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O que é ser Palmeirense

Fundado no dia 26 de agosto de 1914, o Palmeiras (cujo nome original era Palestra Itália) é um dos maiores clubes de futebol do país e tem a 4ª maior torcida do Brasil. Por ocasião do 97º aniversário do time pelo qual torço desde que me dou por gente e o qual aprendi amar, resolvi escrever, pela primeira vez na história deste blog, sobre futebol, mais especificamente sobre o que é torcer por esse grande time. Não vou ser hipócrita e dizer que serei imparcial e etc, mas também não vou ser pretensioso de ficar aqui dizendo que o Palmeiras é melhor que os outros times do país.

Independente do motivo, seja por tradição familiar, por títulos, ou por qualquer outro motivo que o seja, torcer para um time de futebol é praticamente um traço da personalidade de qualquer um que o faça, independente de ser homem ou mulher, da idade ou do time que torce. O bom torcendor sempre exalta o seu time, usa a camisa como um verdadeiro manto sagrado e sempre, SEMPRE zoa os rivais nos momentos oportunos (meus amigos corintianos e são-paulinos que o digam). 

Isso tudo pode parecer meio óbvio, mas não é. Chame de "amor", "paixão", "loucura", o que queira, é isso que faz torcedores lotarem estádios, viajarem para outros continentes, se zangarem, chorarem (de tristeza ou felicidade), entre outras coisas que somente se faz quando a coisa realmente mexe contigo. É por isso que até mesmo times pequenos e de pouca expressão no cenário nacional têm torcidas fiéis. 

No caso do Palmeiras essa característica que eu não consigo definir é ainda mais acentuada. Verdade seja dita: o Palmeiras é um dos times mais zuados da atualidade. Há apenas algumas meses engolimos uma goleada vergonhosa (só lembrando que Flamengo e São Paulo tiveram suas respectivas vergonhas nesse mesmo ano, portanto não venham com brincadeira se não quiserem ouvir depois), nosso último título conquistado foi o Campeonato Paulista de 2008 e nosso último título grande foi a (gloriosa) Libertadores de 1999 (essa o Corinthians não tem!). Já tô acostumado a ser chamado de "viúva da parmalat", "guarani da capital" e outras babaquices que só poderiam sair de mentes insanas corintianas e são-paulinas (pelo menos meu time não tem fama de bandido ou de viado). MAS, mesmo com todos os motivos pra "virar a casaca" eu me mantenho fiel ao meu time! Claro, fico puto chateado quando o Palmeiras joga mal, perde de bobeira, é prejudicado pela arbitragem entre outras desgraças que acontecem com qualquer time de futebol. Claro que estou seco por um título de verdade há muito tempo. Mas nem por isso deixo de amar o meu time e de torcer por ele.

Por isso, caro leitor palmeirense, comemore mais uma aniversário do nosso querido Verdão! Relembre as glórias e conquistas do nosso time (eu mesmo comecei a acompanhar o Palmeiras nos gloriosos anos 90), exalte-o, expresse seu amor pelo clube! E continue torcendo, independente de posição na tabela, de classificação ou eliminação. Alegre-se, indigne-se, xingue de verdade (e não essa porcaria de ficar de "mimimi" no Twitter como essa gurizada de hoje em dia faz), zoe os rivais sempre que puder e aguente as zoações quando vierem também (fica a dica pros corintianos, são-paulinos e flamenguistas!). E caso você, leitor em questão, seja corintiano ou são-paulino, tudo bem, sua preferência será sempre respeitada. Mas tenha certeza que sempre haverá um palmeirense de plantão pronto pra te zuar por mais uma eliminação da Libertadores, por mais um frango, por mais uma goleada, pela camisa rosa ou parecida com um abadá e - claro - por mais uma derrota pro Verdão (a qual eu espero que esteja próxima). Afinal de contas, meu avô (que era da época do Palestra e dos parmeristas) já fazia tudo isso na época dele, não sou eu que vou quebrar a tradição, né?

PARABÉNS PALMEIRAS PELOS 97 ANOS DE GLÓRIAS E CONQUISTAS!!!
AVANTI PALESTRA!!!

Nenhum comentário: