quinta-feira, 18 de março de 2010

Vídeo: protesto no Consulado do Brasil em Miami

No dia 26 de fevereiro deste ano um grupo de imigrantes cubanos residentes em Miami (EUA) chamado Asamblea de la Resistencia invadiu o Consulado do Brasil naquela cidade para protestar de forma pacífica contra a política de cumplicidade que o governo Brasileiro vem adotando com relação às violações dos direitos humanos cometidos pelo regime cubano. Tudo isto justamente no mesmo dia em que o presidente Lula chegava à Cuba e em que um dissidente cubano falecia após mais de 80 dias de greve de fome.

Assitam ao vídeo:



Apesar da grande repercussão (negativo) que tal evento poderia ter para a imagem internacional do Brasil, nada foi divulgado na mídia nacional! Se o motivo foi simples complacência da mídia ou algum tipo de censura (como a que foi imposta ao programa de TV CQC após mostrar o "desvio" de uma TV de Plasma que havia sido doada para uma escola pública em SP e, "misteriosamente", acabou indo parar na casa da diretora) não sei dizer. 

Fato é que a cumplicidade de Lula e do governo do Brasil com práticas tão condenadas internacionalmente em nada contribuem para a melhora da imagem de nosso país no cenário internacional! Mesmo tendo uma política de se aproximar dos países subdesenvolvidos em todo o mundo, não se pode fazer política externa a todo custo e passando por cima de princípios como direitos humanos, democracia e, acima de tudo, liberdade! 

Além do grave erro com relação à Cuba, o Brasil nos últimos anos tem sido "cúmplice" de outros regimes políticos deploráveis, como Irã, Sudão e Venezuela, apenas para citar alguns. Tudo em nome da "política de boa vizinhança".

Não se trata de apoiar determinado regime político pela sua relação com os EUA (os quais, apesar do discurso pró Direito Humanos são seus maiores violadores no mundo em locais como Guantánamo e Abu-Ghraib), pelas suas diretrizes políticas ou por ser pobre ou rico. É possível adotar uma política externa independente e autônoma sem fazer vista grossa à atos tão condenáveis.

Se quisermos nos afirmar como Estado Democrático de Direito, não só para a Comunidade Internacional mas para nós, cidadãos brasileiros, o governo não pode e não deve ser complacente com qualquer violação dos direitos fundamentais do ser humano, independentemente de quem seja o culpado. 

Ou será que nos vendemos por tão pouco?!?

LIBERDADE SEMPRE!!!

Luiz Gustavo Aversa Franco
Brasília, DF - 18 de março de 2010

Nenhum comentário: