sábado, 13 de fevereiro de 2010

Uma data a ser lembrada...

11 de fevereiro de 2010, quinta-feira. Talvez muitos se esqueçam no futuro do que fizeram neste dia ou o que aconteceu. Eu, porém, me lembrarei por muito tempo ainda (talvez até o fim de meus dias) desta data e do que aconteceu neste dia. Não me esquecerei de quando estava simplesmente acessando o twitter como de praxe e me deparei com uma notícia bastante difícil de se acreditar: o Superior Tribunal de Justiça havia decretado a prisão de Arruda! 

Afinal, onde já se viu político ser preso no Brasil?!? Ainda mais o governador do Distrito Federal?!?

Pois bem, o que mais parecia uma "pegadinha de 1º de abril" era a mais pura verdade. O STJ havia decretado a prisão do governador que havia manchado o nome da capital federal com a tremenda indecência de seus atos. Mas a história não termina aí. Além de ter sua prisão decretada, Arruda foi efetivamente preso e passou o resto do dia nas dependências sob custódia da Polícia Federal! Corrijam-me se estiver errado, mas, como diz o presidente, "nunca na história desse país" um governador de qualquer unidade da federação foi preso, muito menos passou uma noite encarcerado...

Mas, felizmente, a história ainda não terminou: no dia seguinte, o pedido de habeas corpus emitido pela defesa de Arruda foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Melo. Começava a ser escrita uma nova página na história de Brasília, do Brasil e da política deste país. Em três meses, um escândalo político de grandes proporções estourou, ganhou repercussão nacional (e internacional), mobilizou protestos, gerou grande polêmica (até aqui nada de novo) e seu principal protagonista recebeu o que merecia! Agora os poderosos também pagavam pelos seus atos e não mais estavam fora do alcance da verdadeira justiça!

Há alguns dias atrás (veja a última postagem) expressei profunda vergonha e tristeza em afirmar que Brasília fazia jus a sua alcunha de "reino da corrupção" que ecoa no país afora. Hoje, alegro-me de dizer que estava errado. Hoje, posso contemplar minha cidade como exemplo, como um lugar onde o crime (mesmo aquele cometido pelas mais altas autoridades) é punido e onde a justiça é feita! De hoje em diante, lembrarei a todos com orgulho (talvez até ufanismo) que em minha cidade natal o governador roubou, tentou subornar uma testemunha, foi preso, teve o habeas corpus negado e passou não somente uma noite, mas o carnaval inteiro atrás das grades!

Não sou ingênuo a ponto de acreditar que Arruda passará muito tempo onde está neste exato momento ou de que sofrerá grandes consequências por seus atos. Afinal, ainda estamos no Brasil. E, no Brasil, nenhum criminoso punido (justamente) passa muito tempo atrás das grades. Ainda assim, o simples fato de um governador enfrentando acusações de corrupção ser preso e passar mais de 24 horas na cadeia já representa uma grande mudança!

Se antes temia que Brasília comemorasse seus primeiros 50 anos afogada em seu próprio mar de lama, hoje já vizualizo um futuro diferente, muito mais brilhante e glorioso, não só para Brasília, mas para todo o país. Vejo agora que, no próximo 21 de abril, poderei comemorar feliz o aniversário de minha cidade e dizer que aqui os políticos corruptos são presos e que Brasília não é mais o "reino da corrupção" como um dia foi, mas sim a "capital da esperança" como sempre foi e sempre há de ser!

Devo lembrar que esta vitória não representa o fim desta história, pois "vencemos a batalha, mas não a guerra". Após o carnaval, veremos qual será a decisão do STF a respeito do ex-governador Arruda. A meu ver, é fato que ele não mais poderá continuar no cargo. Resta agora saber quantos dias mais ele passará na cadeia e se os demais culpados, principalmente o atual governador interino Paulo Octávio, terão a mesma sorte...

Não sei quanto tempo ainda me resta, mas não importa quanto o seja, nunca me esquecerei do dia em que o governador foi preso, do dia em que o Ministro do Supremo lhe negou o habeas corpus e que, durante o carnaval de 2010, a mais alta autoridade do DF viu o Sol nascer quadrado...

Como dizia um certo poeta desta cidade:

"Dizia ele 'estou indo pra Brasília, nesse país lugar melhor não há...'"

Luiz Gustavo Aversa Franco
Brasília, DF - 13 de fevereiro de 2010


Nenhum comentário: