quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A crise política do DF

Como não podia deixar de ser, 2009 foi marcado por vários escândalos políticos. A controvérsia acerca do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; os escândalos envolvendo o ex-presidente José Sarney e as acusações de corrupção contra a governadora do Rio Grande do Sul são apenas alguns dos mais aparentes. Porém, talvez o pior escândalo de 2009 (que teve inclusive repercussão na mídia internacional) foi a série de denúncias de corrupção contra o governo Arruda no Distrito Federal.

Percebe-se da pequena lista de exemplos acima que, de um modo ou de outro, Brasília acaba sendo palco da maioria dos escândalos políticos no Brasil. Aliás, quem mora em Brasília sabe da fama desta cidade. Basta dizer "sou de Brasília" fora do DF para ouvir todo tipo de piada sem graça como "ah, veio da 'ilha da fantasia'", "é corrupto!", "almoça com o Lula" e por aí vai. Em circunstâncias normais eu, que sou brasiliense nato e não escondo minhas origens, esbravejaria e faria a todos os piadistas de plantão que os corruptos que aqui se encontram vieram de seus estados e estão onde estão por causa de pessoas como eles (os piadistas). Porém, já não tenho mais moral para tal. Fiquei bastante chateado quando me dei conta que, de todos os escândalos em nível regional no Brasil no ano de 2009, o famoso "mensalão do DEM de Brasília" foi sem dúvida o pior de todos.
Realmente, depois dessa o DF merece a alcunha de "reino da corrupção" que nos é dada Brasil afora. Infelizmente a grande corrupção que marcou Brasília em 2009 não vinha da Praça dos Três Poderes, mas sim do Palácio do Buriti. Não se trata de mero discurso ufanista. Ao analisar friamente os fatos dos últimos dois meses, percebe-se o quão grave está a situação da política do DF.

Em primeiro lugar, o "suspeito" em questão não é "réu primário". Muitos provavelmente não se lembram, mas em 2001 o mesmo José Roberto Arruda com sua cara de pau violou o painel eletrônico do Senado. Depois ainda teve coragem de se dizer inocente, de afirmar que havia sido manipulado pelo funesto ACM e, quanto não podia mais fugir da verdade, chorou em rede nacional (com direito a jurar pelos filhos e tudo o mais) e renunciou ao cargo. Em vez de lembrar-se de tudo isso, os próprios eleitores do DF o trouxeram de volta em 2002, como Deputado Federal com maior votação em todo o país (vergonha)! Como se não bastasse, na eleição seguinte, Arruda foi eleito governador sem nem mesmo disputar um segundo turno (vergonha novamente)! Quem somos nós, brasilienses, para falar de Collor, Maluf e companhia?

Além da "ficha" deste "suspeito", as próprias acusações são vergonhosas. Que em tudo que se faz no Brasil alguém sempre leva a sua parte todo mundo já sabe...mas 30%? De absolutamente tudo, de postes a pontes (para quem não sabe, uma das escolas de samba mais famosas do RJ recusou-se a participar das comemorações dos 50 anos de Brasília ao descobrir que teria que dar 30% de seu pagamento pra esta máfia)?!? Aí já é demais... E como se isso não bastasse, o "suspeito" ainda se faz de santo (literalmente!) ao afirmar que perdoa àqueles que o ofenderam e espera ser perdoado. Para completar, o nobre governador tem tamanha estima pela inteligência de seus eleitores que afirmou que as consideráveis propinas que recebeu e foram flagradas em vídeo foram para comprar panetones! Haja óleo de peroba para lustrar tamanha cara de pau...

Porém o mar de lama não está somente na máfia de Arruda, Paulo Octávio e companhia. Quem assistiu aos noticiários do dia 09 de dezembro sabe o que significa o termo "violência desmedida". Curiosamente, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) tem seus próprios "caveiras". Sim, a PMDF conta com o seu próprio Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)! Porém, no Rio de Janeiro, o BOPE trava operações de guerra no combate ao narcotráfico. No DF, a mesma tropa de elite é usada para pisotear, espancar e brutalizar manifestantes pacíficos que protestam por uma boa causa. Isso sem contar as demais denúncias de violência policial neste e em outros atos de protesto cometidos pro PMs "convencionais". Hugo Chavez deve ter inveja de Arruda...

Além da máfia do Buriti e da PM estilo ditadura militar, o DF ainda se mostrou tão complacente com a corrupção política quanto qualquer estado brasileiro. Há mais de dois meses o "mensalão do DEM-DF" é noticiado e o que aconteceu até agora? Nada! Foram mais de 10 pedidos de impeachment contra Arruda, porém nenhuma das instâncias superiores tomou uma atitude a respeito. Seja na Câmara Legislativa (CLDF) ou no Tribunal de Justiça (TJDFT), os crimes de Arruda continuam impunes!

É sem dúvida muito triste que Brasília, planejada como símbolo da modernidade e do futuro do Brasil, e entoada como "capital da esperança" em seu hino, seja palco de uma história tão brasileira (no pior sentido possível) às vésperas de seu primeiro cinqüentenário. E se o presente já é ruim, pior é o futuro, pois ao que tudo indica as próximas eleições enunciarão o retorno de Joaquim Roriz, um verdadeiro coronel do Cerrado cuja infâmia se assemelha a de típico coronel do sertão.

Sem dúvida, é triste ver uma cidade que nasceu como capital da esperança tornar-se "o reino da corrupção"...



Luiz Gustavo Aversa Franco
Brasília, DF - 04 de fevereiro de 2010

Nenhum comentário: